Arte e Cultura

Entre os dias, 08 e 10 de setembro, o COTEL (Colégio Técnico de Lorena "Prof. Nelson Pesciotta"), mantido pela Universidade de São Paulo, através da EEL USP (Escola de Engenharia de Lorena) promoveu a 2° Semana de Ciência, Cultura e Meio Ambiente.

Cerca de 500 alunos do ensino médio e fundamental de Lorena e das cidades de Cunha, Cachoeira, Roseira, Guaratinguetá, Aparecida e Lavrinhas vieram prestigiar e assistir as apresentações culturais e científicas elaboradas pelos alunos do Colégio. Nos estandes foram apresentados experimentos relacionados a jogos matemáticos, confecção do biodiesel, cromatografia, fabricação de tintas e polímeros, fabricação de perfume, de vinho e cachaça, funcionamento de uma hidroelétrica, de uma estação de tratamento de água e de efluentes, apresentações com gelo seco, gelo instantâneo, fenômenos físicos e químicos. Houve também momentos culturais com apresentações musicais e palestras de ex-alunos falando de sua vida profissional.

Segundo o Diretor do COTEL, José Mario Pinto de Oliveira, todos os 158 alunos do Colégio participaram, sob supervisão de seus professores, ativamente do planejamento, montagem e das apresentações feitas para os visitantes. Ele comenta o evento visa divulgar das atividades do Colégio e a promover da interação de seus alunos com os alunos dos colégios da região. Para Oliveira a Semana também proporciona motivação para os estudos permitindo que os alunos se integrem ao ambiente de pesquisa além de estimular a criatividade. "Ensinar através da elaboração de projetos descansa o aluno da rotina diária da sala de aula e desperta maior interesse dos estudantes. Durante a semana houve 100% de envolvimento dos alunos. Foi um sucesso". Afirma o Diretor.